segunda-feira, 30 de junho de 2014
Chile, Te Pedimos Desculpas.
Povo chileno então, pedimos desculpas por uma má educação, que lhes garanto, não é comum à nossa nação. Somos um povo novo, temos até pouca idade. 514 anos não nos parece maioridade.
Já recebemos em nossos corações, italianos, japoneses, construíram cidades. Apoiamos o povo haitiano, nos colocamos como possibilidade, sem jamais falarmos em superioridade. E vamos por um breve momento sair da rima. Estamos agora constrangidos e em um outro clima.
Mesmo que não nos seja positivo avaliar, as pessoas presentes nos estádios da copa, não são as pessoas que constroem no sangue e no suor, este país que vos recebe. O povo que acorda cedo, que trabalha de 10 a 12 horas por dia. As pessoas que ocupam os estádios da copa do mundo em grande maioria (e ocupam por um recorte histórico social), são pessoas que frequentaram escolas particulares, mas que dentro das suas casas, não tiveram uma educação baseada no respeito, na coletividade, na grandeza que é ver alguém crescer, entendendo que a vida é muito mais que o próprio umbigo.
As pessoas que vaiaram seu hino, vaiando assim sua história, sua luta, suas conquistas, são as mesmas que desrespeitaram para além da Presidenta da República, uma mulher, uma senhora de idade, ao lado da sua filha. São pessoas que se dizem defensoras da instituição da família, mas só quando se trata de suas próprias famílias. Pedimos desculpas por isso e assumimos uma responsabilidade: continuaremos lutando para que a educação do nosso povo, aquele que colore diariamente esse país e não só em copas do mundo, seja de qualidade, dentro e fora das salas de aula.
Somos o povo que em Olinda e Recife, desfila com os bonecos gigantes, que em Salvador, canta o hino nacional 'guiado' pelo Olodum, que em Fortaleza é elogiado por sua recepção impecável. Somos o povo que abraça, que indica o caminho do ônibus, que se desdobra para informar como chegar aos lugares, que tem tempero forte e que acima de tudo, quer que vocês voltem. E que voltem respeitosos como foram até o último instante, permanecendo em campo depois de sua eliminação do campeonato. O mundo viu o quanto o povo chileno merece respeito, por respeitar. Esperamos vocês, nós aqui, do lado de fora dos estádios e do lado de dentro do espetáculo que essa nação é.
Assinar:
Comentários (Atom)